domingo, 26 de fevereiro de 2012

Detox e oligoterapia

Oligoterapia é uma ciência que tem como objetivo principal equilibrar as carências de nosso organismo através dos oligoelementos (minerais tais como  alumínio, bismuto, cálcio, fósforo, manganês, ferro, cobre, lítio, selênio, zinco, etc.).

Estas substancias são encontradas naturalmente no organismo, e atuam como catalisadoras das funções enzimáticas, que fazem o nosso organismo funcionar com perfeição. Na falta de algum destes oligoelementos, reações físico químicas não acontecem ou tornam-se lentas, abrindo espaço à ansiedade, mau humor, nervosismo, stress, oscilação de peso, cansaço, depressão entre outras disfunções.

Muitas vezes não há a carência dos oligoelementos, somente a desativação destes motivado por diversos fatores da vida cotidiana, como stress, poluição, má alimentação, agrotóxicos, entre outros. Nestes casos, apesar dos exames clínicos indicarem taxas normais, a pessoa se sente em desarmonia.

O tratamento com a oligoterapia feita pelo terapeuta é baseada em uma minuciosa pesquisa com o cliente, que através do sistema francês Menetriér, detecta estas carências de minerais.

Desintoxicação

De ano em ano, ou ao iniciar o tratamento com a oligoterapia, faz-se necessário uma desintoxicação.

A desintoxicação é feita em diversas etapas, sendo entre elas a retirada de alimentos como:
v  Leite e seus derivados
v  Carne Vermelha
v  Cebola (somente a massa, não o caldo);
É insolúvel e dificulta a absorção de cálcio
v  Batata Inglesa
Muito amido causa flatulência e putreficaçao intestinal, além da toxina sotanina presente que interfere nas enzimas dos musculos e pode ocasionar dor e mal estar.
v  Laranja;
Quando a laranja mistura-se ao ácido clorídrico do estômago, a acidez prejudica o metabolismo, o pâncreas e o fígado
v  Tomate e seus derivados.
Altamente ácido, ao retirarem da alimentação, as dores reumáticas e articulares apresentam uma considerável melhora
v  Entre outros...

Tudo bem que esta “privação” é somente por 15 dias, mas a tentação às vezes é grande. Vamos pedir a ajuda maravilhosa dos Florais de Bach e da Aromaterapia?

Aromaterapia (ansiedade, desintoxicação): Óleo essencial de Bergamota, Cedro, Cipreste, Limão, Patchouli, Ylang Ylang.

Florais de Bach: trabalhe a angústia, a ansiedade, a força de vontade nesta fase. Vai te ajudar a passar estes 15 dias numa boa e em todo o tratamento.


** consulte sempre um terapeuta especializado.

2 comentários:

  1. Excelente artigo, PARABENS!!! Acho a oligoterapia uma ótima fonte para uma vida saudavel, alem de uma opção incrivel como tratamento auxiliar aos tratamentos médicos.

    ResponderExcluir
  2. PARABENS pelo artigo. A alguns meses atras uma amiga usou a oligoterapia como tratamento auxiliar num caso de infecção. O proprio medico dela admitiu que a oligoterapia teve uma contribuição incrivel para o tratamento dela. Gostaria que a Oligoterapia e as demais terapias naturais fossem mais amplamente divulgadas, pois a contribuição delas é muito eficiente no tratamento de muitas doenças, sem falar na prevenção das mesmas. ADOREI O ARTIGO!

    ResponderExcluir