quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Somatização

Muitas vezes alguns clientes chegam a uma consulta sem entender como ele pode ter melhorado de um sintoma físico através de uma terapia, ou mesmo , quando a pessoa que vem querendo tratar a doença, vê a melhora acontecer também em seu comportamento.
.
Em todas as terapias naturais a pessoa é tratada holisticamente: físico, emoções,espiritualidade, vivências e experiências, o que ajuda a compreender como isto é possível. Mas para elucidar um pouco mais sobre este assunto, vamos falar da psicossomática e somatização.

O entendimento que o indivíduo deva ser tratado como um todo não data de hoje. Pesquisadores e célebres antigos já discutiam sobre este assunto, como Hipócrates, Hahnemann, Freud, Jung, entre outros. Hoje as práticas holísticas se agregaram aos conhecimentos de neurociência, física quântica e genética humana, onde até os médicos concordam com o fator psicossomático de algumas doenças.

Peço licença para subscrever pedaços do artigo ”Quando a doença vem da emoção” de Simone Iwasso publicado no jornal O ESTADO DE S.PAULO, datado de 14 de janeiro de 2005.

Simone Iwasso

Basta passar por uma situação muito difícil, estressante ou problemática que o corpo fica diferente: a cabeça dói, o resfriado aparece, a digestão se complica, a respiração fica difícil ou a pele se enche de alergias. O fato não é uma simples coincidência, mas um processo chamado pela medicina de somatização, ou seja, a transferência para o corpo do que deveria ser vivido e suportado apenas na mente.Segundo os profissionais que trabalham com a medicina psicossomática, todas as pessoas acabam provocando mudanças no corpo ao enfrentar determinadas situações emocionais, principalmente as que produzem stress e ansiedade. O que muda é a intensidade e a freqüência com que isso acontece - de eventos ocasionais a transtornos repetitivos, que acabam se tornando crônicos.

Desse modo, cada vez que uma pessoa não consegue suportar no plano psíquico uma situação, ela acaba produzindo ou agravando sintomas e doenças que se manifestam no corpo. Palpitações, gastrite e dores de cabeça estão entre os sintomas mais comuns, mas a somatização pode deixar o organismo com menos defesas para doenças sérias, como câncer, além de prejudicar a recuperação de uma cirurgia, por exemplo.

"O stress e a ansiedade são os principais fatores que acabam por influenciar no aparecimento, na manutenção ou repetição de uma doença física, porque eles alteram o funcionamento de vários sistemas do nosso organismo", explica o psiquiatra Carlos Andrade, diretor-científico do Comitê de Medicina Psicossomática da Associação Paulista de Medicina.

No entanto, é possível controlar e até mesmo evitar que isso aconteça. Mas a receita, que não é fácil e muito menos rápida, inclui o autoconhecimento, a descoberta de válvulas de escape e uma mudança na maneira de encarar os problemas e reagir a eles, de preferência com acompanhamento de um psicoterapeuta.”


Na terapia natural acredita-se na “melhora do ser”, em ser realmente uma pessoa melhor a cada dia, ser feliz, tentar suprir nossos defeitos, entender melhor a nós mesmos e aos outros, respeitar o tempo de cada pessoa. Mas se o seu motivo for físico por que não experimentar a terapia natural?

“Sua visão só ficará clara quando você olhar em seu coração. Quem olha fora, sonha. Quem olha dentro, desperta.” Carl Gustav Jung


***a terapia natural é complementar e preventiva. Devendo sempre ser consultado um médico em caso de doença.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com o artigo sobre "Somatização". Depois que tive meu primeiro contato com a terapia natural, notei o quanto negligenciamos o poder dos nossos sentimentos não apenas nos nossos relacionamentos com outras pessoas, mas principalmente com nosso relacionamento conosco, no impacto no nosso proprio corpo. Atraves da terapia natural percibi o quanto podemos melhorar nosso corpo e nossa mente sem a utilização de medicação quimica. Gostaria de parabenizar esse blog por ser um dos unicos a abordar de forma tão clara e sensivel assuntos como esse. ADOREI!

    ResponderExcluir