sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Voluntariado

Esta semana fui ao Centro de Voluntariado de SP (http://www.voluntariado.org.br) assistir a uma palestra e dar o primeiro passo para me engajar a uma entidade que simpatizo e acredito merecedora de algumas horas do meu tempo livre  e trabalho.

Já fiz trabalho voluntário no passado, em diversas etapas da minha vida, mas depois que a “vida corrida” me pegou, ficava adiando sempre o dia em que eu iria organizar minha agenda para arranjar um tempinho para os outros.

Achei a palestra super interessante, pois nos mostrou diferentes modos de fazer um trabalho voluntário e dicas de como escolher o lugar a ser ajudado.

Alguns pontos interessantes:

- O trabalho voluntário pode ser presencial ou via internet (Sabe aquela meia horinha que você passa de bobeira na internet?);

- os horários de trabalho podem ser negociados com a organização a ser prestado o serviço, se você só tem um final de semana por mês e quer ajudar, vai encontrar um lugar que agradeça esta ajuda;

- profissionalismo, não é porque você é voluntário que pode virar bagunça;

- respeite os seus limites, se não acha que tem estrutura emocional para lidar com uma situação frente a frente, pode pensar em ajudá-los pelos bastidores, como na organização, administrativo, etc..

- escolha algo que, além de ajudar, você possa se desenvolver, dê prazer. Na apresentação eles deram o exemplo do palestrante. Antes ele tinha medo de falar em público, suava frio, gaguejava, mas recebeu treinamento e, aos poucos, desenvolveu esta habilidade;

- MUITAS ORGANIZAÇÕES DÃO TREINAMENTO!!!!(esta informação é encorajadora, vai?)

- escolha uma organização próxima a sua casa ou que seja de fácil acesso. Lembre daqueles dias de chuva em que a cidade vira um caos...

Espero que eu tenha plantado pelo menos a curiosidade sobre o assunto, afinal
fazer o bem faz bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário