segunda-feira, 19 de março de 2012

Stress

Hoje em dia a palavra “stress” tornou-se repetitiva e usada por todos. Afinal, quem com a correria em que vivemos não se sente stressado?

O stress em si não é considerado maléfico, sendo parte de nosso instinto de sobrevivência. 

Porém esta energia liberada pode ser POSITIVA (quando nos ajuda em determinado momento) ou NEGATIVA (quando o estímulo é liberado com freqüência).

Conceitual:  “O stress é uma resposta psicofisiológica que o organismo ativa para garantir a subsistência diante de um estímulo ameaçador.” (fonte site: stresscomtrol.com.br).

Segundo Selye existem três fases sucessivas do stress: alarme, resistência e esgotamento.

Trocando em miúdos: quando você se encontra em perigo, seu corpo se prepara liberando, por exemplo, a adrenalina que te ajudará a correr. Após passado este momento, seu corpo relaxa, e sua energia cai. O grande problema é quando esta “válvula do stress” é constantemente ativada, o que faz com que o corpo continue incessantemente liberando estímulos, resultando em possíveis doenças.

Sendo assim, a chave é aprender a gerenciar o stress pois nossa saúde e qualidade de vida dependem de nosso modo de viver, cabe a nós manter o stress positivo.

Sintomas stress negativo: falta de vontade, perda do apetite sexual, tristeza e depressão, impaciência, ansiedade,  introversão, úlceras digestivas, crises hemorrágicas, enxaqueca, náuseas, entre outros.

Vamos pedir ajuda as terapias naturais?

A volta das férias é sempre um momento estressante, todos aqueles afazeres atrasados, a volta a realidade, o floral de Bach Walnut pode ser útil para enfrentar este período de mudança. Gentian para a falta de coragem, para te ajudar a se reajustar a vida.

Se a palavra é crise, os O.E de rosa, camomila,  e ylang ylang podem te ajudar a acalmar, voltar os pensamentos para si e voltar revigorada para a próxima tarefa.

Impatiens ou Holly podem ajudar a dissipar a irritação e o aborrecimento. Quando o stress já está instalado e a falta de concentração já apareceu, peça ajuda aos os O.E de pimenta negra e alecrim.

MAIS: Está comprovado que o exercício físico é capaz de levar nossos organismo a produzir uma substancia chamada beta-endorfina, que gera uma sensação de alegria, prazer e bem estar.

Atenção: Consulte sempre um terapeuta ou profissional especializado.

Referencia bibliográfica:
site: stresscontrol.com.br
Aromaterapia Psicodiagnostico- Samia Maluf
Terapia Floral do Dr. Bach- Teoria e Prática- Methild Scheffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário