segunda-feira, 16 de julho de 2012

Autoconhecimento: Só quem se mostra se encontra





“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas ...
Que já têm a forma do nosso corpo ...
E esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos
mesmos lugares ...

É o tempo da travessia ...
E se não ousarmos fazê-la ...
Teremos ficado ... para sempre ...
À margem de nós mesmos...”
(Fernando Pessoa)



Mudar é sempre uma dificuldade. Sair da zona de conforto e enfrentar o novo é preciso coragem e autoconhecimento. A sabedoria de até onde podemos ir com segurança, quando devemos diminuir o passo e ter mais cautela e qual a hora de pedir ajuda para atravessar um novo momento é que faz a diferença.

Que as pessoas são iguais, que viemos e retornaremos para o mesmo lugar é sabido e notório, o difícil é entendermos que nossos sentimentos- muitas vezes reprovados por nós- um dia já foi o sentimento do outro, e que todos erramos e nos perdemos com a divina finalidade de acertar e ser feliz.

Já parou para pensar e responder a fadada pergunta: O que eu sei de mim mesma que eu preferia não saber?

Reveja o seu comportamento consigo e com os outros, esclareça seus objetivos e metas para alcançá-los. Honestamente, verifique se os métodos que está usando para chegar lá não está te levando para um outro caminho e os motivos deste comportamento.

Muitas vezes não queremos pensar no que estamos sentindo já que temos dificuldade para lidar com os nossos sentimentos sem julgá-los. Enfrentar nossos sentimentos requer de nós sinceridade e compaixão. Caímos em armadilhas criadas por nós mesmos. A auto-sabotagem tem muitas origens e também muitas formas de se manifestar. Nós nos auto-sabotamos quando saímos do nosso propósito de vida.

Difícil, né? Apesar de almejarmos o bem e a felicidade a todo custo, nos custa muito abrir mão de nossas máscaras. Peça ajuda! Só você mesmo pode trilhar o seu caminho, mas você não precisa estar sozinho neste processo.

“Nunca tive medo de me mostrar. Você pode ficar escondido em casa, protegido pelas paredes. Mas você tá vivo, e essa vida é pra se mostrar. Esse é o meu espetáculo. Só quem se mostra se encontra. Por mais que se perca no caminho.” - Cazuza

Nenhum comentário:

Postar um comentário