terça-feira, 6 de novembro de 2012

A difícil tarefa de viver o presente


Com o ano quase acabando, o cansaço e o desanimo com a rotina tende a aumentar. Já começamos a contar os dias de acordo com os próximos feriados ou finais de semana e sonhamos com este tempo futuro de liberdade, descanso e prazer.

Naturalmente, planejar é divertido e saudável, mas não podemos esquecer que o tempo presente é feitor do futuro.

Coincidentemente, esta semana fui a minha primeira aula (formal) de meditação e falamos sobre impermanência..

No sentido exposto é simbolizado por um rio. E os momentos da vida, os entrepostos que a passagem das águas pode enfrentar.

Em um momento o rio pode ser calmo, outro agitado e com corredeiras fortes. Mais tarde, quase parado, representando todos os momentos da vida e devemos vivenciá-los, aproveitar cada momento e tirar o melhor proveito.

Que adianta viver do passado ou do futuro se vivemos de fato o hoje?

Quer fazer o trabalho passar mais rápido? Se entregue a ele e verá que poderá até ser prazeroso.

Ajuda dos Florais de Bach
Os Florais de Bach são subdivididos em 7 grupos e um destes grupos trata exatamente sobre a falta de interesse pelas circunstancias atuais, sendo os florais deste grupo:

Clematis: Para as pessoas que vivem mais no futuro do que no presente, alimentando-se da esperança de que cheguem dias melhores.
São as pessoas que escutam sem ouvir, olham sem ver e esquecem o que estavam fazendo ou o que haviam lhe dito minutos atrás.

HoneySuckle: São aqueles que vivem da memórias do passado. Acreditam que nunca mais serão tão felizes quanto numa época passada, ou ficam remoendo eventos tristes, como a morte de um ente querido, ou a perda de uma boa oprotunidade.

Wild Rose: Para os que se conformam com tudo que acontece a sua volta. Estão apáticos em relação a vida e resignados a tudo o que lhe acontece, aceitam a vida como ela é e não fazem o menor esforço para melhorar.

Olive: A vida cotidiana implica em um grande esforço e não lhes proporciona prazer. São os exaustos e exauridos mental e fisicamente.

White Chestnut: Recomendado para todas as situações em que a mente está atormentada por preocupações ou pensamentos repetitivos. Os pensamentos São persistentes e a argumentação mental não para, fazendo com que seja difícil se concentrar no que lhe está acontecendo no presente.

Mustard: Para as depressões que são como uma nuvem negra que paira sobre a sua cabeça. Sem explicação, ela vem e da mesma forma vai embora.
Pessoas que sofrem com este estado “mustard”  são muito infelizes porém quando perguntado o motivo, não sabem responder.

Chestnut Bud: Para os que demoram a aprender as lições da vida. Quando se deparam com a mesma situação vivida anteriormente, repetem os mesmos  erros novamente e novamente.
Consulte sempre um terapeuta especializado.

Feliz presente novo!

2 comentários:

  1. Gosto muito de ler sobre os florais, ainda mais quando a leitura é assim interessante :)
    Obrigada pela partilha.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Rô! Os florais são uma de minhas paixões. Publiquei recentemente uns videos do Bach Centre falando sobre este assunto, é bastante interessante a abordagem. Seja bem vinda sempre. beijos

    ResponderExcluir