terça-feira, 24 de julho de 2012

O poder da Vitamina E


A vitamina E  foi descoberta em 1922 mas foi somente em   1933 que os primeiros médicos ( Dr. Wilfred e Evan Shute) começaram a utilizar esta vitamina para a prevenção e cura de certas doenças, como as doenças cardíacas.

Considerada uma das vitaminas mais importantes hoje em dia, a Vitamina E é um poderoso antioxidante, além de ajudar no tratamento anti envelhecimento , abaixar o nível de colesterol, além de ter propriedades que, como comprovado pelos doutores  Wilfred e Evan Shute, são usadas para a redução de doenças do coração.

Segundo o American Journal of Clinical Nutrition, ela é a melhor substancia conhecida para qualquer caso de câimbra, contribuindo para a melhoria da circulação.

Também é conhecida como a vitamina da fertilidade ou antiestéril e indicada para mulheres em tratamento para engravidar no sentido de evitar abortos.

A vitamina também melhora a absorção das vitaminas lipossolúveis (A, D), além do mineral ferro.
Uma dose constante desta vitamina atua prevenindo o câncer de próstata, a enfisema pulmonar, e o Mal de Parkinson. Porém para esta prevenção as doses somente são atingidas com a suplementação.
A carência da vitamina E está relacionada a problemas do aparelho reprodutor do homem e da mulher, doenças gastrointestinais, queda dos cabelos, lactação insuficiente, distrofias musculares, envelhecimento geral e problemas do sistema nervoso. Mas o excesso aumenta o tempo de coagulação sanguínea por isto da importância de sempre consultar uma terapeuta ou médico de sua confiança.

Fonte na alimentação de Vitamina E:
Óleos vegetais como os de girassol, palma, milho, soja e oliva. Nozes, semente de girassol, kiwi ,germe de trigo, grãos integrais, peixe, leite de cabra e vegetais verdes folhosos.

Referencia:

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Autoconhecimento: Só quem se mostra se encontra





“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas ...
Que já têm a forma do nosso corpo ...
E esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos
mesmos lugares ...

É o tempo da travessia ...
E se não ousarmos fazê-la ...
Teremos ficado ... para sempre ...
À margem de nós mesmos...”
(Fernando Pessoa)



Mudar é sempre uma dificuldade. Sair da zona de conforto e enfrentar o novo é preciso coragem e autoconhecimento. A sabedoria de até onde podemos ir com segurança, quando devemos diminuir o passo e ter mais cautela e qual a hora de pedir ajuda para atravessar um novo momento é que faz a diferença.

Que as pessoas são iguais, que viemos e retornaremos para o mesmo lugar é sabido e notório, o difícil é entendermos que nossos sentimentos- muitas vezes reprovados por nós- um dia já foi o sentimento do outro, e que todos erramos e nos perdemos com a divina finalidade de acertar e ser feliz.

Já parou para pensar e responder a fadada pergunta: O que eu sei de mim mesma que eu preferia não saber?

Reveja o seu comportamento consigo e com os outros, esclareça seus objetivos e metas para alcançá-los. Honestamente, verifique se os métodos que está usando para chegar lá não está te levando para um outro caminho e os motivos deste comportamento.

Muitas vezes não queremos pensar no que estamos sentindo já que temos dificuldade para lidar com os nossos sentimentos sem julgá-los. Enfrentar nossos sentimentos requer de nós sinceridade e compaixão. Caímos em armadilhas criadas por nós mesmos. A auto-sabotagem tem muitas origens e também muitas formas de se manifestar. Nós nos auto-sabotamos quando saímos do nosso propósito de vida.

Difícil, né? Apesar de almejarmos o bem e a felicidade a todo custo, nos custa muito abrir mão de nossas máscaras. Peça ajuda! Só você mesmo pode trilhar o seu caminho, mas você não precisa estar sozinho neste processo.

“Nunca tive medo de me mostrar. Você pode ficar escondido em casa, protegido pelas paredes. Mas você tá vivo, e essa vida é pra se mostrar. Esse é o meu espetáculo. Só quem se mostra se encontra. Por mais que se perca no caminho.” - Cazuza

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Tratamento com MEL e CANELA


Muitos alimentos são riquíssimos em nutrientes e usados, desde nossos ancestrais, para o tratamento de doenças. Muitos deles  foram passados por nossos avôs, a nossos pais e assim por diante.

Desta “farmácia natural” lembro da minha infância do chá com mel e canela que minha tia fazia sempre que eu estava resfriada ou com dor de garganta e que era tiro e queda. Agora estudando sobre o assunto e envolvida nas terapias naturais, acabei encontrando a explicação deste “chá milagroso”

Desvendando as propriedades:

Mel- constituído, na sua maior parte (cerca de 75%) por hidratos de carbono, denominados açucares simples (glicose, frutose). O mel é também composto por água (cerca de 20%), por minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, entre outros), por cerca de metade doa aminoácidos existentes, por ácidos orgânicos (ácido acético, ácido cítrico, entre), e por vitaminas do complexo B, por vitamina C, D e E.
Apesar de cientistas já terem demonstrado que tomado em doses normais como medicamento, o mel não faz mal aos diabéticos, não recomendo mel a diabéticos.

Canela- possui propriedades tonificantes, excitante, digestiva, antiespasmódica, Tonico para o sistema respiratório, antioxidante, tem ação reguladora do apetite, fortalece o estomago, é estimulante e adstringente, auxilia no tratamento de febre, gripes e resfriados, ajuda a prevenir osteoporose, a controlar a pressão sanguínea, alivia sintoma da menopausa, combate azia, enjôos, infecções de garganta, hemorragia nasal, modera as cólicas, afecções catarrais, febre e vômitos, afrodisíaco, útil na fadiga e depressão.


O jornal canadense Weekly World New publicou em sua edição de 17 de janeiro de 1995, uma lista de doenças que podem ser tratadas com a junção do mel com canela. Veja a seguir:

Problemas do coração: Misture mel com canela, fazendo uma pasta, use no pão e coma-o regularmente no café –da- manhã.  O uso regular ,diminui a falta de ar e fortalece as batidas do coração. Nos Estados Unidos e Canadá, se utiliza essa pasta continuamente nos asilos, pois  descobriram que o mel com canela limpa e revitaliza as artérias e veias dos pacientes idosos

Artrite: Misture uma xícara de água morna com duas colheradas de mel e uma colherzinha de canela em pó. Beba uma de manhã e uma a noite. Numa pesquisa feita na Universidade de Copenhagen, os médicos deram aos pacientes diariamente, antes do café da manhã, uma colherada de mel e ½ de canela em pó. Em uma semana, de 200 pacientes que seguiram o tratamento, 75 deixaram de ter dor inteiramente. Um mês depois, todos os pacientes estavam livres da dor, mesmo aqueles que quase não conseguiam caminhar.

Infecções de rins: um copo de água morna misturada com duas colheradas de canela em pó e uma colherada de mel matam os germes que produzem infecções nos rins. Tomar de manhã e de tarde até que a infecção acabe.

Colesterol: Duas colheres de mel com três colherzinhas de canela misturadas em meio litro de água. Tomar três vezes ao dia, ajudará a reduzir o colesterol em até 10% em dois meses.

Resfriado: Para curar completamente sinusites, tosse crônica e resfriados comuns ou severos, misture uma colher de mel com ¼ de colher de canela em pó e tome com água, com freqüência.

Indigestão: A mistura de mel com canela alivia os gases no estômago e alivia a indigestão.

Velhice: Misture uma colher de canela e três xícaras de água. Ferva para fazer um chá, quando amornar, coloque 4 colheradas de mel e beba ¼ de xícara, três ou quatro vezes ao dia. Mantém a pele fresca e suave, diminui os sintomas da idade avançada. Beber esse chá alonga a vida.

Perda de Peso: Diariamente, meio hora antes de deitar e meia hora antes de tomar café da manhã, beba mel com canela numa xícara de água.

Dor de garganta: Tome de quatro em quatro horas uma colherada de mel misturada com meia colher de vinagre de maça.

Simples, rápido, fácil e eficiente.
Mais um para colocar na minha “lista de primeiro socorros”.