quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Estilo de vida, hábitos e até as finanças podem alterar DNA

A ciência evolui a cada dia. Todos os dias paradigmas mudam e o novo é adicionado. O DNA é uma destas matérias onde antes era visto como uma “sentença de morte”, onde os nossos genes eram o nosso destino, mas para a alegria e alívio de muitos, isto não é mais totalmente verdade.


A Epigenética é um campo relativamente novo na ciência. A investigação só começou em meados dos anos noventa, mas só foi realmente alardeado na comunidade científica na última década. Apesar de precoce, a epigenética já está oferecendo explicações de como a nosso estilo de vida, alimentação, exposição a toxinas, níveis de estresse, e até momentos traumáticos podem, sutilmente, alterar a herança genétia que passamos aos nossos filhos e netos, além de abrir novos caminhos para explicar – e curar- doenças que os genes sozinhos não podem explicar, variando desde o autismo ao câncer.

Só nos últimos anos as pesquisas revelaram mais detalhes da vasta gama de mecanismos moleculares que afetam a atividade dos genes. E que o seu próprio DNA não pode ser um programa estático, predeterminado, mas em vez disso pode ser modificada por esses marcadores biológicos.
Cientistas do Centro Médico Helmholtz (Alemanha) identificaram  28 alterações no DNA associadas a características metabólicas.
Este é o primeiro estudo de larga escala associando o  epigenoma  com metabólitos e genes modificados pelo estilo de vida.
O grupo analisou mais de 457 mil locais no DNA em busca de alterações bioquímicas, e comparou-as com as concentrações de 649 metabólitos diferentes.
A análise revelou que a metilação de 28 segmentos de DNA altera uma série de processos metabólicos importantes.
"Este estudo nos dá novas informações sobre como os fatores de estilo de vida podem influenciar o metabolismo através das alterações resultantes no DNA", afirmam Melanie Waldenberger e Christian Gieger.
"Agora podemos usar estes resultados para desenvolver novas abordagens diagnósticas e terapêuticas para doenças relacionadas com o estilo de vida, tais como o diabetes," concluíram.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário