quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Festas de Final de Ano = Stress, ansiedade ou felicidade?

Final de ano é um corre- corre, tem comemoração com os amigos, festa da empresa, da empresa do companheiro, apresentação dos filhos, a chegada dos parentes de fora, comprar os presentes, pensar nas alternativas de lazer para a criançada, no cardápio para as festividades, além da decoração, do modelito, no orçamento a ser gasto com tudo isto, na viagem de férias, na dieta para emagrecer.... Ahhhh!!!! Só de pensar eu já estou estressada.

Sem falar nas pessoas que se sentem solitárias, angustiadas, estressadas, ansiosas e tristes. Muito por ser esta época um símbolo de felicidade e alegria, e muitas não se sentirem assim. Motivos são variados: cobrança excessiva e o sentimento de fracasso após não cumprir as metas, relacionamentos desfeitos ou entes queridos que se foram, uma série de fatores que fazem muitas pessoas sofrerem com as festas.

Algumas dicas são válidas para driblar os desafios de final de ano, independente de como se sinta em relação as festas.

Procure apoio emocional- Compartilhe, converse com sua família, planeje algum tempo com os amigos. Se tiver se sentindo isolado, procure atividades que possa fazer com outras pessoas, como um trabalho voluntário, ou grupos comunitários ou religiosos. Analisar o porquê deste sentimento e buscar entender e transformá-lo é importante. A psicoterapia, ou terapia natural pode te ajudar nesta mudança.

Separe um tempo para ficar sozinho.  Com a correria, esquecemos de nós mesmos. Quinze minutos sozinhos pode ajudar a manter o ritmo e afastar o estresse. Aproveite o horário de verão e vá dar uma volta pelo bairro, uma dose diária de luz solar pode melhorar drasticamente o seu humor, a meditação também é uma ótima opção para controlar a ansiedade, tristeza e estresse.

Otimize seu tempo e aprenda a delegar. Não dá para fazer tudo sozinho, então aprenda a priorizar tarefas e delegar funções. Sua família e amigos podem até gostar de serem incluídos.

Presente de Natal não é sinônimo de amor. Todo mundo gosta de ganhar presente, mas isto não quer dizer que se você não der ou não ganhar muitos presentes neste Natal você não é querido por sua família, ou vão te culpar por alguma falta. Lembre-se que é o sentimento que conta, então se está sentindo mal ou incomodado com esta época do ano, é uma boa hora para se fazer presente na vida das pessoas que realmente considera boas para você, a aproximação e doação , nem que seja em uma telefonema agradecendo a amizade, já te fará muito bem e plantará sementes para um novo você..

Coloque tudo em perspectiva. Pense sobre o que o feriado realmente significa para você: tempo junto com sua família, observância religiosa, a reflexão sobre a sua vida e objetivos futuros, tempo de novas oportunidades e aprendizagem.

De olha na dieta...
Comer uma dieta equilibrada pode ajudar a assegurar as suas necessidades de vitaminas e minerais diárias, e como consequência, conseguir manter o ritmo e bom humor.

Importante:

Não pule nenhuma refeição;

Beba água – não só a fome pode ser confundida com sede, mas também o cansaço;

Coma mais grãos integrais e menos açúcar, mantendo o açúcar no sangue equilibrado e a energia constante, além de ajudar no humor;

Se estiver de mau humor, evite o café pois a cafeína suprime a serotonima

Para nos ajudar neste momento, vou escolher o óleo essencial de Bergamota (Citrus bergamia)que pode  ajudar nos momentos de estresse, já que relaxa e acalma a mente e o coração ansioso, auxilia no entendimento das emoções e conflitos internos, além de trazer a alegria e cumplicidade dos óleos cítricos.  
Pingue uma gota no travesseiro antes de dormir, se estiver com problemas no sono, ou pingue uma gota em um lenço ou aromatizador pessoal e sinta a sua fragrância no sei dia e terá o companheiro ideal para passar pelo período de festas numa boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário