quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Mais feliz em 7 segundos

Dizem que a vida é fácil, a gente é que complica.
Concordo em gênero e número, mas grau tenho algumas dúvidas...
A vida é realmente simples e, se formos parar para pensar nos momentos que nos fazem felizes, a grande maioria é de uma simplicidade absurda, chegando a ter uma linha tênue com o banal.
MAS o ser humano é complexo, nada é tão simples olhado de perto.

Li este artigo sobre "7 coisas que podem fazer você feliz em 7 segundos" (http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/07/23/952821/7-coisas-podem-fazer-voce-feliz-em-7-segundos.html) e publico para que coloquem a prova.


1. Amor
Pense em algo ou alguém que você ama.

2. Soneca
Tire uma soneca. Pessoas que dormem pouco têm dificuldade para serem felizes. Elas não se lembram direito de momentos ou aspectos positivos em suas vidas. Além do mais, quanto mais estamos cansados, mais abrimos as portas à infelicidade.


Sorria. Mesmo que você não esteja feliz. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual do Michigan, nos Estados Unidos, mostra que podemos enganar nossas mentes se sorrirmos, mesmo que estejamos infelizes.


4. Abraços
Pesquisa realizada na Universidade Estadual da Pensilvânia mostrou que participantes que receberam mais abraços durante o tempo de investigação mostraram-se mais felizes no final do dia. Abraçar pessoas comprovadamente nos faz mais felizes. (terapia do abraço! Adoro!!)


5. Dividir
Divida o melhor momento do seu dia com o seu par romântico. Segundo estudo divulgado pela revista americana Personal Relationships, os casais que contavam os melhores momentos do dia de cada um eram mais felizes. É necessário que você conte e escute o aspecto positivo do seu parceiro também.


6. Problema difícil
Tente resolver um problema difícil, daqueles que fazem você pensar bastante. Se seu cérebro está ocupado com atividades, você não tem "tempo" para pensar em aspectos negativos da sua vida. É a famosa "distração" pelo trabalho.


7. Gratidão
Seja grato e agradeça pessoas. Que tal mandar um e-mail de agradecimento? Gratidão é, segundo consta no livro Positive Psychology Progress: Empirical Validation of Interventions, a chave para a felicidade.


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Será que o seu cansaço não é excesso de açúcar?


Já parou para pensar a quantidade de açúcar que ingerimos por dia? Não estou falando só do açúcar cristal vendido em saquinho para adoçar o café, mas em todos os seus “disfarces” como pão, bolachas, cereais, iogurte, doces, chocolate, alimentos processados, fast food, conservas, e assim a lista vai longe.

Não? Então vamos exemplificar:
 (S) = Sim, tem açúcar simples

Café da manhã: café (S ou N), pão (S) ou cereal (S)
Lanche da manhã: bolacha (S) – mesmo nas salgadas, suco de caixinha (S)
Almoço: alimentos processados e em conserva (S), e a vilã sobremesa (SSS)
Lanche da tarde: cereal em barra (S) ou iogurte(S)
Jantar: Fast food (S) ou mesmo o chá com torradas (S)

Ao contrário do que dizem o açúcar não dá energia, ou pelo menos, não uma energia contínua que precisamos.

Processo metabólico: entendendo o porquê...

O açúcar presente nos alimentos se apresenta na forma de açúcar complexo. O organismo tem bastante trabalho para quebrar esses açúcares complexos em uma unidade mais simples, a glicose.  Ou seja, quando comemos uma fruta ou um arroz integral a glicose é liberada na corrente sanguínea de maneira controlada.

Quando o alimento é digerido e absorvido pela corrente sanguínea, hormônios acionam o pâncreas que libera insulina para ajudar a transportar a glicose através das membranas celulares.

Os alimentos que contém açúcar simples ( fast food, bolos, doces, bolachas, refrigerantes) vão direto para a corrente sanguínea, elevando as taxas de glicemia subitamente. O pâncreas reage liberando grande dose de insulina, que acaba transportando boa parte da glicose do sangue para as células, baixando demais a glicemia. Isso resulta nos altos e baixos pelos quais muitas pessoas passam depois de comer um doce.

Efeitos do açúcar no organismo:

Nas pessoas que se alimentam mal, é muito comum haver deficiência de vitamina do complexo B  e do mineral cromo – pois atuam em conjunto na produção e liberação de insulina pelo pâncreas

Conforme a quantidade ingerida, destrói as proteínas de todas as partes do corpo e também o colágeno da nossa pele, provocando as rugas;

Quanto maior a ingestão de açúcar, maior é a carência de cálcio, magnésio, ferro, vitamina B e outros;

Dificulta a absorção dos nutrientes;

O açúcar age como descalcificante, desmineralizante, desvitaminizante e causador de desequilíbrios metabólicos;

Tanto a insula quanto a glicose são altamente oxidantes, o que significa que são capazes de prejudicar as células e os tecidos corporais;

O açúcar, em qualquer de suas formas, inibe a atividade dos glóbulos brancos, que destroem os patógenos, em até cinco horas após ter sido consumido, ou seja, suprimi o seu sistema imunológico

A melhor maneira de manter constantes as taxas de glicemia é evitar açúcares processados e incluir proteínas (animal ou vegetal) e fibras em todas as refeições. Estas estimulam uma série de secreções hormonais que desaceleram a liberação de açúcar e favorecem o controle da glicemia.

Açúcar processado é um veneno , mas a gente se envenena... então não tem muito jeito: alimentação equilibrada, exercícios regulares, muita água e prestar atenção aos sinais do corpo ao menor aviso de desequilíbrio.

A terapia ortomolecular auxilia nos casos de deficiência ou má absorção de minerais e vitaminas –molecularmente. Pois com o corre- corre da vida moderna, fica difícil resistir a uma besteirinha.


Referencias:
O que a dieta ortomolecular pode fazer por você- Heloisa Bernardes
Doutor Alimento- Ian Marber e Vicki Edgon
Mente Criativa- Dr. Juarez Callegaro