sábado, 11 de agosto de 2012

Longevidade


Todo mundo quer viver bem e retardar o envelhecimento o maior tempo possível.

Dicas como fazer exercício e comer saudavelmente e em pequenas quantidades são de senso comum, mas por que é tão difícil seguir estas regras? Tenho uma cliente que diz que a dificuldade, na verdade, está nos olhos... que é muito difícil ver aquele doce lindo e não se acabar de comer.

A resposta para este autocontrole está em descobrir o motivo real porque comemos tanto. Será angustia, ansiedade, nervosismo, tristeza, compulsão? Os sinais de saciedade são enviados a todas as pessoas de igual forma, se você é daqueles que continua a comer e não consegue parar, vale a pena verificar os motivos disto. Isto lhe valerá, além de gordurinhas a menos, anos de vida a mais.

Bom... mas gula à parte, vale rever as dicas para atrasar o relógio biológico dado pela consagrada Heloisa Bernandes em seu livro As fontes da Longevidade.

1) Engane a natureza- nossas funções biológicas sofrem uma queda 3 a 6% a cada década depois da fase reprodutiva dos 25 aos 35  anos( exemplo: falta de flexibilidade das articulações, declínio da memória, doenças degenerativas, nosso corpo não segrega mais tão facilmente os componentes para facilitar com eficiência a vitamina dos alimentos).
A suplementação das vitaminas e minerais é uma boa opção.

2) Controlar os radicais livres- ingerir uma boa quantidade de antioxidantes, fazer exercícios moderados, ficar longe da poluição, das gorduras trans e do excesso de sódio, dormir bem, controlar o stress, a ingestão de calorias.
Alimentos antioxidante, ricos em vitamina A, Betacaroteno e Vitamina C : alho, brócolis, chá e frutas vermelhas, ervilha, espinafre, uva passa.

3) Coma menos: ajude o seu metabolismo que, querendo ou não já começou a desacelerar.

4) Exercite-se – após os 30 anos, o corpo humano tende a perder 10% da massa muscular a cada década.

5) Pense positivo – o pensamento é uma arma poderosa.

6) Tenha um relacionamento saudável

7) Faça sexo

8) Largue o cigarro

9) Acerte o ponteiro- crie hábitos regulares.
Dormir e acordar no mesmo horário, ajuda o seu corpo a entender qual o horário certo para a liberação natural dos hormônios e substancias químicas que fazem nosso corpo funcionar tão bem.

Horário do nosso organismo: Cronobiologia
O despertar- entre 7h e 8h
O prazer – entre 9 e 10h
O trabalho – entre 10h e 12h
O descanso – entre 12 e 13h
O movimento- entre 15h e 16h
Rush- entre 18h e 19h
Pileque – entre 20h e 21h
O sono – a partir das 20h
Regeneração entre 22h e 1h

Obviamente, que nem todo mundo é igual e que podemos sim mudar estes horários (ainda bem!), mas a rotina é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo.

Já estão se sentindo mais rejuvenescidos?


Fonte:
Livro As fontes da Longevidade- Heloisa Bernandes



Nenhum comentário:

Postar um comentário