quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Vitamina C contra a poluição



Nosso organismo usa as vitaminas para produzir substancias que têm participação vital em muitas das reações químicas de nossas células, reações essenciais ao seu funcionamento adequado.

Uma alimentação adequada deve ser primordial as pessoas que procuram saúde e qualidade de vida, só depois de uma correta alimentação é que se deve combinar os suplementos vitamínicos adequados. O poder de ação de uma vitamina natural, encontrada no alimento fresco, é de 3 a 4 vezes maior que o poder das vitaminas sintéticas.

Mas porque, em alguns casos, é necessário a suplementação?

Por que as vitaminas são facilmente destruídas durante o armazenamento e a preparação dos alimentos, assim como no caso da Vitamina C, são empobrecidas por diversos outros fatores como a fadiga, o stress, o fumo, os antibióticos, a aspirina, a radioterapia e quimioterapia, etc.

Vitamina C pode diminuir os efeitos da poluição

Os benefícios da vitamina C são inúmeros e muitos conhecidos pela maioria da população, a novidade é que esta vitamina pode diminuir os efeitos da poluição, segundo estudos recentes realizados em pacientes com asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) do hospital de Londres.

"Este estudo acrescenta um pequeno, mas crescente número de evidências de que os efeitos da poluição do ar pode ser modificado por antioxidantes", disse Michael Brauer, cientista de saúde ambiental da Universidade de British Columbia, no Canadá.

Um estudo publicado na edição de julho 2012 da revista Epidemiology explica que os antioxidantes, como a vitamina C, pode proteger o corpo de moléculas nocivas chamadas radicais livres que danificam as células. Os radicais livres podem se formar quando a poluição  entra nos pulmões, e as evidências sugerem que podem influenciar na doença cardíaca, câncer e até mesmo em doenças respiratórias. Os antioxidantes podem se ligar aos radicais livres, combatendo-os antes dos danos celulares.

Outros benefícios
A Vitamina C é excelente para combater o cansaço, problemas circulatórios, atua no fortalecimento do sistema imunológico e aumenta a absorção do ferro pelo intestino.

Por afinarem o sangue, a Vitamina C evita o aparecimento das micros fissuras, assim a gordura tende a não acumular nas paredes das artérias, evitando o colesterol.

É muito indicado no tratamento com antibióticos e hemodiálise dos pacientes de insuficiência renal.


Frutas cítricas e vegetais verde-escuros, como brócolis e espinafre são boas fontes de vitamina C.

A suplementação sempre deve ser feita sob orientação terapêutica ou médica.

A tabela a seguir , retirado de http://planetadobem.blogspot.com.br/2009/08/os-alimentos-mais-ricos-em-vitamina-c.html é aproximada.O montante é dado em miligramas por 100 gramas de frutas ou vegetais.

Ameixa 3100 mg                                              Couve-flor 40 mg           Batata 20 mg
Acerola 1600 mg                                             Limão 50 mg (suco)        Tomate 10 mg
Groselha 445 mg                                             Melão 40 mg                     Abacaxi 10 mg
Goiaba 100 mg                                                Alho 31 mg                         Uva 10 mg
Kiwis 90 mg                                                    Framboesa 30 mg           Melancia 10 mg
Broccolis 90 mg                                               Tangerina 30 mg              Banana 9 mg
Couves de Bruxelas 80 mg                               Maracujá 30 mg               Cenoura 9 mg
Caqui 60 mg                                                     Espinafre 30 mg               Abacate 8 mg
Mamão 60 mg                                                  Repolho verde 30 mg        Caqui - 7 mg
Laranja 50 mg                                                   Manga 28 mg                    Maçã 6 mg

ATENÇÃO: A laranja quando se mistura ao ácido clorídrico do estomago, fica muito ácida prejudicando o metabolismo, o fígado e o pâncreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário