terça-feira, 27 de novembro de 2012

Gravidez e suas emoções

 O período de gestação é uma fase muito especial na vida da mulher e de seus familiares. Durante a gravidez muitas emoções e transformações acontecem podendo gerar alguns sentimentos ruins como o medo e até afetar a auto-estima da mulher.


Muitas terapias são oferecidas para estas futuras mamães. Sem contra-indicação, os Florais de Bach são particularmente recomendados, pois agem diretamente nas emoções, que geralmente se comportam como em uma montanha russa durante e após a gestação.

Por serem conservados em álcool é aconselhável que, no caso de gravidez, o floral seja diluído (até que seja encontrada somente uma quantidade ínfima) e caso se sinta desconfortável com o uso, consultar o seu médico.

A consulta com um terapeuta floral especializado é necessária, pois é neste momento que a gestante poderá abrir seu coração e contar tudo que lhe aflige.

Para se adaptar as inúmeras mudanças que se segue, o floral Walnut poderá te ajudar a fazer os ajustes necessários para esta mudança e a se livrar de hábitos antigos.

O medo do parto, de conseguir cuidar e amamentar o bebê também é uma preocupação recorrente. O floral Mimulus despertará a coragem interior.

Apesar de ser uma fase linda, muitas mulheres se incomodam com as mudanças de seu corpo e se sentem feias, podendo afetar a sua auto estima. Juntamente com o Walnut, o floral Crab Apple poderá ajudar na aceitação desta nova aparência e a se sentir mais confiante.

O sentimento de culpa também poderá aparecer. Seja por não conseguir brincar com seu filho por estar cansada, ou ir jantar com seu marido por estar com enjôo, ou mesmo na decisão da hora de voltar ao trabalho. Pine é o floral para este sentimento, trazendo o equilíbrio e o senso de justiça de volta enquanto reduz os efeitos negativos da culpa.

Conforme o parto se aproxima, é natural que surja o medo e a impaciência. Além do Mimulus para o medo, Impatiens é a essência indicada caso você se sinta irritada e queira que as coisas aconteçam rapidamente.

Antes do parto, o composto Rescue Remedy poderá amenizar o estresse, o medo e estabilizar as emoções.
Logicamente que não são somente as grávidas que sofrem neste período. Toda a família passa por transformações e pode, em algum grau, afetar as suas emoções.

A chegada de um novo irmãozinho é esperada, mas pode gerar ciúmes e agressividade na criança. Holly é indicado para o ciúmes e Chicory para aqueles que gostam de ser o centro da atenção da família e se sentem rejeitados quando a atenção da família e amigos é dividida com o novo bebê.

Os florais de Bach podem ajudar toda a família nesta fase e por toda a vida, dando suporte emocional e equilibrando as emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário