quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O que é o Betacaroteno e quais são seus benefícios?


O betacaroteno é um pigmento natural encontrados em muitos alimentos como os vegetais e algumas frutas, especialmente na cenoura, beterraba e alimentos coloridos.

Dentro do organismo o betacaroteno se converte em Vitamina A (retinol).

Nosso organismo não produz vitamina A ou betacaroteno, assim temos que obtê-la através da alimentação ou suplementação. A vantagem de alimentar-se dos alimentos ricos em betacaroteno é que o corpo converte para Vitamina A apenas a quantidade que ele precisa.

Precisamos de vitamina A para uma pele e mucosas (nariz, garganta e pulmões) saudáveis, para o nosso sistema imunológico, e para boa saúde dos olhos e visão pois ajuda na proteção da córnea

A vitamina A é essencial para o crescimento e também para o desenvolvimento de crianças.

Outro dos benefícios é o papel importante que desempenha durante a gravidez para o desenvolvimento do feto.

As vitaminas são interdependentes, ou seja, elas precisam uma das outras para prevenir colapsos, aumentar a absorção, etc. Por exemplo: a Vitamina E previne o colapso de Vitamina A; a Vitamina A protege a Vitamina C de oxidação; o mineral zinco extrai Vitamina A do fígado, onde fica armazenada.

Portando a ingestão de todas as vitaminas, minerais e aminoácidos são necessárias para uma alimentação saudável.

Alguns estudos sugerem que as pessoas que consomem pelo menos quatro porções diárias de frutas e / ou vegetais ricos em betacaroteno têm um risco menor de desenvolver câncer ou doença cardíaca

Segundo publicação do Archives of Internal Medicine (edição de novembro de 2007), pesquisadores da Harvard Medical School descobriram que homens que tomam suplementos de betacaroteno por 15 ou mais anos possuem consideravelmente menos probabilidade de sofrer declínio cognitivo (demência).A razão para tal resultado é apontado ao nível anti oxidante como fator chave.

Quais os alimentos que são ricos em betacaroteno?
Batata doce é a maior fonte de betacaroteno;
Folhas verde escuras;
Melão;
Cenoura;
Beterraba;
 Manga;
Mamão;
Damascos;
Espargos;
Ervas e Especiarias - pimenta em pó, orégano, colorau, salsa
Cebolas
Ervilhas
Ameixas

Atenção: em grandes quantidades – e sem orientação- a vitamina A é tóxica e faz mal para o fígado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário