Terapia Ortomolecular - Oligoterapia


A oligoterapia ou terapia ortomolecular é uma ciência que visa, principalmente, equilibrar os minerais e vitaminas em nosso organismo a fim de tratar, em nível molecular, os desequilíbrios do corpo e da psique.

Costuma-se pensar que uma boa alimentação, rica e diversificada é o suficiente para que nosso organismo absorva todos os minerais e vitaminas que nosso corpo necessita para suas funções, porém hoje em dia onde os agrotóxicos estão completamente inseridos na agricultura, a terra empobrecida de minerais, a falta de tempo para o preparo de uma refeição diversificada podendo desta forma ser mais rica em nutrientes e a indústria dos fast food, além da poluição e fatores emocionais como stress, tensões nervosas, acabam por diminuir e prejudicar ainda mais a absorção dos minerais pelo nosso organismo.

O resultado desta deficiência é a obesidade, depressão, alergias, ansiedade, insônia, mal estar, cansaço, distúrbios do sistema imunológico, entre outros sintomas.

Também conhecido como oligoelementos, os microminerais são encontrados em nosso organismo em pequenas quantidades e desempenham diversas funções metabólicas. São eles os responsáveis pelo abastecimento de energia das enzimas vitais aos mais diversos processos metabólicos realizados pelas células.

Ou seja, os oligoelementos funcionam como catalisadores que reativam o metabolismo de defesa do organismo, ativando assim, os seus mecanismos naturais de resistência as mais variadas agressões patológicas

O tratamento terapêutico ortomolecular ou oligoterapia é baseado em uma pesquisa detalhada da pessoa (físico, mental e emocional) para a identificação da carência de minerais (Método Ménétriér). 

A metodologia frequencial quântica é uma opção de tratamento sem riscos de intoxicação que possibilita a recuperação da função orgânica através da estimulação à regulação frequencial do metabolismo.

A administração do tratamento é via oral ou  aplicação na pele na forma de gel.

A terapia ortomolecular, como qualquer outro tratamento terapêutico natural, é preventiva e complementar, devendo ser associado a uma boa alimentação.