sábado, 16 de junho de 2012

Insônia



A insônia se caracteriza pela perda ou inconstância do sono.  

A quantidade de horas de sono necessária varia de pessoa para pessoa, mas devemos prestar atenção se a falta de sono é devido a baixa necessidade de nosso organismo ou se é um sintoma de outros males como a ansiedade, depressão ou fatores orgânicos.

É durante o sono que nosso organismo se restabelece. Uma noite mal dormida, além da característica alteração do humor e sonolência, pode gerar conseqüências mais severas, como:


- comprometer a memória e concentração;

- inibir ou diminuir a renovação das células dos músculos e esqueletos gerando o enfraquecimento muscular nos adultos e, nas crianças, o hormônio do crescimento;

- prejudica a eliminação dos radicais livres, podendo gerar diversas doenças e o envelhecimento precoce;

-a produção de insulina diminui, atingindo níveis parecidos aos dos diabéticos;

Para tratar a insônia deve, primeiramente, averiguar o motivo de esta estar acontecendo. Sanando o problema, a insônia tende a desaparecer sem a necessidade de remédios.

Dicas para dormir melhor:

- durma e acorde sempre no mesmo horário, esta regularidade é benéfica para nosso relógio biológico entender qual a hora de dormir;

- Café e chás como o preto e mate estão vetados próximo ao horário de dormir;

- tente deixar seus problemas fora do quarto, uma noite bem dormida pode fazer maravilhas para a solução destes problemas;

- tire a televisão do quarto, assim como outras atividades que possam te estimular, como ler, comer, falar ao telefone, etc ....;

- lembre-se que nossa digestão fica lenta ao dormirmos, portanto,  nada de comidas pesada;

-um banho morno, ajuda a relaxar os músculos;

- um bom relaxamento.

Se você já tentou tudo isto e nada parece funcionar, peça ajuda as terapias naturais.

1 gota do óleo essencial de lavanda no travesseiro te ajudará a relaxar e ter sonhos tranqüilos. Um spray harmonizador de ambiente com a combinação floral Rescue também ajuda a surtir o mesmo efeito.

Se os problemas não saem da sua cabeça e isto é que está  te tirando o sono, experimente tomar antes de dormir o floral de Bach White Chestnut, ele vai te ajudar  a limpar a mente e relaxar.

Mas lembre-se de sempre consultar um terapeuta natural especializado.  Muitas podem ser a causa da insônia e o terapeuta poderá te ajudar a ter uma noite tranqüila e revitalizante de sono.

Boa noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário