quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Esquizofrenia e as Terapias Naturais


Aproveito as férias de janeiro para colocar ordem nas minhas pendências e fazer cursos de atualização.

Uma destas pendencias, que já venho adiando ha muito tempo, é uma tese que finalmente está saindo neste janeiro. Escolher o tema não foi nada fácil, pois queria alguma coisa que me envolvesse e tivesse a ver com o que faço em consultório.

Depois de muito pensar, decidi por Esquizofrenia. Primeiro porque é um assunto interessante e atinge muitas pessoas no Brasil e ainda assim é pouco divulgado, e segundo pois, além de já ter tratado pessoas com esquizofrenia, atualmente estou com 2 pessoas da mesma família em consultório.

O tratamento com as terapias naturais, como em qualquer outro caso, é complementar ao tratamento com o psiquiatra e o psicólogo e auxilia a pessoa a restabelecer o equilíbrio emocional e mental

A minha proposta nesta matéria é falar sobre o assunto, provocar uma discussão, sem me ater a especificidades da doença.


Entendendo a doença: Esquizofrenia

A esquizofrenia é uma doença onde a pessoa perde o contato com a realidade. Há muito sofrimento para a pessoa e sua família, pois o contato pessoal e social fica restrito e abalado pela apatia e distorção da realidade do paciente.

Existem muitas teorias sobre as suas causas, porém nada confirmado. O que sabemos é que a origem tem fundo genético e fatores ambientais.

A pessoa que sofre de esquizofrenia pode:

- falar incoerentemente ou deixar de falar;
- ter respostas emocionais inadequadas;
-humor neutro, ausência de respostas emocionais ou períodos longos de exaltação ou depressão;
- ideias de perseguição e grandeza;
- delírios, alucinações;
- distúrbios cognitivos e afetivos;
- criar uma realidade paralela

Muitas pessoas conhecem a doença por seus surtos de delírio e alucinações, porém nem todos os pacientes com esta doença desenvolvem estes sintomas.

Os médicos distinguem os sintomas em 2: positivos e negativos

Os sintomas positivos estão relacionados diretamente ao surto psicótico, já os sintomas negativos estão mais relacionados à fase crônica da esquizofrenia. Embora possam ocorrer na fase aguda, eles se estendem por mais tempo e predominam em longo prazo.

Eles são negativos, pois tiram dos pacientes atribuições normais que eles tinham antes da crise. O primeiro é o humor, a nossa capacidade de reconhecer os estímulos positivos, alegres, estimulantes e confortáveis da vida e diferenciá-los entre os tristes, desconfortáveis e desestimulantes. O humor fica restrito, a pessoa tende a olhar sempre para os lados negativos, tristes, pessimistas das situações. Com o humor comprometido, o afeto também é restringido, se concentrando nas expressões negativas da afetividade, como a tristeza, o aborrecimento, a hostilidade e a agressividade. Há a diminuição da energia, os interesses começam a diminuir e, em situações mais graves, passa a ter somente a vontade inerte, sempre voltado ao lado sombrio, perdendo o interesse pela sociabilidade, pelo trabalho e motivações para atividades de lazer e sociais, perde as energias pragmáticas e as vontades.

Ajuda das Terapias Naturais
Lembro mais uma vez que a pessoa com esquizofrenia deve ser tratada por um médico psiquiatra e estar medicada segundo a indicação do mesmo, além de ter acompanhamento psicólogo.

As terapias naturais vem como complemento ao tratamento, a ajuda extra, complementar ao tratamento convencional.

Florais de Bach
Sobre os delírios e alucinações, gosto muito de trabalhar com os Florais de Bach, por eles serem energias sutis, ajudam o cliente a entrar em contato com o seu íntimo e diferenciar o imaginário do real. O floral selecionado varia de pessoa para pessoa, mas nomeio alguns, como o Clematis para ajudar no retorno ao tempo presente, Impatiens para o estado de impaciência e agitação.

 O Star of Bethlehem é importante para a angustia e desespero causado nas crises, trazendo um pouco mais de alívio. O Olive auxilia aquelas pessoas que se sentem exauridas e sem forças, além de ajudar nos momentos de tristeza e apatia, além do  Sweet Chestnut em casos mais graves.

Aromaterapia
Obs: Os óleos essenciais possuem grau de toxidade, ou seja, podem ser tóxicos se utilizados indiscriminadamente e sem orientação profissional, possuindo contra indicações. Não utilize óleos essenciais sem o devido aconselhamento de um terapeuta ou profissional especializado

Em minhas experiências clínicas, o óleo essencial de Alecrim (Rosmarinus officinalis) funciona perfeitamente nos casos de confusão mental e até ajuda na ajuda ao tratamento depressivo. Misture com óleo vegetal e passe nos pulsos pela manhã.

Outro óleo que utilizo bastante nestes casos é o óleo essencial de Rosa  (Rosa damascena), aliviando a tensão, a depressão e a insônia.

Saúde Quantica – Ortomolecular
Neste caso o Calmallis, da linha Fisioquantic, cai como uma luta nos momentos de agitação e períodos de crise aguda. Ele tranquiliza a pessoa, sem sedar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário