Num passado longínquo as pessoas acreditavam que a Terra era quadrada. Depois, alguns estudos demonstraram que não, a Terra era redonda! Num passado nem tão distante se acreditava que exercitar o corpo era algo considerado importante apenas para aquelas pessoas que já eram ou pensavam um dia serem atletas ou algo do tipo. Algum tempo depois, foi provado pela ciência que fazer exercícios regularmente trás benefícios para todas as pessoas e não apenas para os atletas. No passado, não existia o conceito de “manutenção preventiva” para o seu veículo. O carro quebrava e só então era considerado leva-lo ao mecânico o que demandava maiores prejuízos ao usuário que ficava um tempo sem o seu carro e, claro, arcava com um custo muito maior de reparo. Descobriram mais tarde que fazer uma manutenção preventiva evitava não apenas o desconforto do carro quebrar e deixar o usuário temporariamente sem o carro, mas também evitava um alto custo com o conserto além, claro, de evitar possíveis acidente por falta de manutenção.
Com a terapia, não foi diferente. No passado a terapia era considerada um procedimento indicado apenas para aquelas pessoas que tinham algum problema ou distúrbio psicológico. Era muito comum ouvir frases do tipo: “terapia é coisa para maluco!” Felizmente hoje já descobriram que não é assim. Fazer terapia trás inúmeros benefícios proporcionando uma vida mais equilibrada e, consequentemente, melhores relacionamentos pessoais, familiares e amorosos, melhores desempenhos profissionais gerando um melhor resultado financeiro além de benefícios físicos consequentes de uma saúde emocional muito melhor.
Cada um de nós tem seus próprios desejos e aspirações. Isso varia de pessoa para pessoa. Mas há algo em comum em todas as pessoas, um desejo quase que universal por assim dizer: viver bem! Cada um de nós tem um conceito do que é “viver bem” e o que é necessário para se atingir esse objetivo. E, para ser sincero, a maioria de nós passa a vida inteira correndo atrás desse objetivo. E é exatamente aqui que a terapia pode ajudar. O processo terapêutico vai permitir que cada pessoa consiga conhecer, entender e aceitar a si mesma e, consequentemente, aprender lidar tanto com as suas qualidades quanto com aquilo que a incomoda. Saber como direcionar suas energias, seus pensamentos e entender suas emoções é uma vantagem que poucas pessoas têm e que ajuda muito no sucesso tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.
Estar feliz com a vida pessoal, satisfeito com o desempenho profissional e financeiro, saber como lidar com qualquer situação do ponto de vista emocional e psicológico com a certeza de que mesmo se algo acontecer, a pessoa saberá como voltar ao seu equilíbrio é a definição que muita gente tem de “viver bem” e a terapia é parte integrante da conquista desse objetivo.
E agora vem a pergunta: quem não quer viver bem?
Acredito que ninguém! Todos querem viver bem! Essa é quase uma pergunta sem sentido, não é mesmo?
Igualmente, não faz sentido perguntar: quem deve fazer terapia?
Todos! A terapia é um processo para todas as pessoas independente do sexo, idade, profissão, crença, situação social ou condição física. Todos que desejam melhorar a sua própria qualidade de vida e, por consequência, a qualidade de vida das pessoas que a rodeiam, estão convidados a participar desse processo. A terapia é para todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário