quarta-feira, 4 de julho de 2012

Tratamento com MEL e CANELA


Muitos alimentos são riquíssimos em nutrientes e usados, desde nossos ancestrais, para o tratamento de doenças. Muitos deles  foram passados por nossos avôs, a nossos pais e assim por diante.

Desta “farmácia natural” lembro da minha infância do chá com mel e canela que minha tia fazia sempre que eu estava resfriada ou com dor de garganta e que era tiro e queda. Agora estudando sobre o assunto e envolvida nas terapias naturais, acabei encontrando a explicação deste “chá milagroso”

Desvendando as propriedades:

Mel- constituído, na sua maior parte (cerca de 75%) por hidratos de carbono, denominados açucares simples (glicose, frutose). O mel é também composto por água (cerca de 20%), por minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, entre outros), por cerca de metade doa aminoácidos existentes, por ácidos orgânicos (ácido acético, ácido cítrico, entre), e por vitaminas do complexo B, por vitamina C, D e E.
Apesar de cientistas já terem demonstrado que tomado em doses normais como medicamento, o mel não faz mal aos diabéticos, não recomendo mel a diabéticos.

Canela- possui propriedades tonificantes, excitante, digestiva, antiespasmódica, Tonico para o sistema respiratório, antioxidante, tem ação reguladora do apetite, fortalece o estomago, é estimulante e adstringente, auxilia no tratamento de febre, gripes e resfriados, ajuda a prevenir osteoporose, a controlar a pressão sanguínea, alivia sintoma da menopausa, combate azia, enjôos, infecções de garganta, hemorragia nasal, modera as cólicas, afecções catarrais, febre e vômitos, afrodisíaco, útil na fadiga e depressão.


O jornal canadense Weekly World New publicou em sua edição de 17 de janeiro de 1995, uma lista de doenças que podem ser tratadas com a junção do mel com canela. Veja a seguir:

Problemas do coração: Misture mel com canela, fazendo uma pasta, use no pão e coma-o regularmente no café –da- manhã.  O uso regular ,diminui a falta de ar e fortalece as batidas do coração. Nos Estados Unidos e Canadá, se utiliza essa pasta continuamente nos asilos, pois  descobriram que o mel com canela limpa e revitaliza as artérias e veias dos pacientes idosos

Artrite: Misture uma xícara de água morna com duas colheradas de mel e uma colherzinha de canela em pó. Beba uma de manhã e uma a noite. Numa pesquisa feita na Universidade de Copenhagen, os médicos deram aos pacientes diariamente, antes do café da manhã, uma colherada de mel e ½ de canela em pó. Em uma semana, de 200 pacientes que seguiram o tratamento, 75 deixaram de ter dor inteiramente. Um mês depois, todos os pacientes estavam livres da dor, mesmo aqueles que quase não conseguiam caminhar.

Infecções de rins: um copo de água morna misturada com duas colheradas de canela em pó e uma colherada de mel matam os germes que produzem infecções nos rins. Tomar de manhã e de tarde até que a infecção acabe.

Colesterol: Duas colheres de mel com três colherzinhas de canela misturadas em meio litro de água. Tomar três vezes ao dia, ajudará a reduzir o colesterol em até 10% em dois meses.

Resfriado: Para curar completamente sinusites, tosse crônica e resfriados comuns ou severos, misture uma colher de mel com ¼ de colher de canela em pó e tome com água, com freqüência.

Indigestão: A mistura de mel com canela alivia os gases no estômago e alivia a indigestão.

Velhice: Misture uma colher de canela e três xícaras de água. Ferva para fazer um chá, quando amornar, coloque 4 colheradas de mel e beba ¼ de xícara, três ou quatro vezes ao dia. Mantém a pele fresca e suave, diminui os sintomas da idade avançada. Beber esse chá alonga a vida.

Perda de Peso: Diariamente, meio hora antes de deitar e meia hora antes de tomar café da manhã, beba mel com canela numa xícara de água.

Dor de garganta: Tome de quatro em quatro horas uma colherada de mel misturada com meia colher de vinagre de maça.

Simples, rápido, fácil e eficiente.
Mais um para colocar na minha “lista de primeiro socorros”.


Um comentário:

  1. Uau,não sabia que essa simples mistura tivesse tantas indicações e pudesse ser usada em tantos casos! Parabéns pelo artigo!!!

    ResponderExcluir