sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Sal do Himalaia



Existem pequenas coisas que, no dia a dia,  podem nos ajudar a manter a saúde perfeita, uma destas coisas é o Sal do Himalaia, ou sal rosa.

Eu utilizo em casa já a bastante tempo e não vejo diferença no sabor do sal comum, acho até que salga um pouco mais, e é infinitamente mais saudável.

Em um país em que é costume utilizar quantidades excessivas de sal, causando diversas doenças, é interessante conhecer alternativas e entender a composição e efeitos do sal de cozinha convencional.

Atualmente, o consumo de sal no país é de aproximadamente 10 gramas diários. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que a quantidade diária de sódio não extrapole 5 gramas de sal de cozinha, que é equivalente a 2 gramas de sódio.( 01 colher de chá (rasa) de sal/ POR DIA!!!)

Vale lembrar que todos os alimentos processados têm sódio (embutidos, queijos, comidas prontas, refrigerantes, salgadinhos...), então deve-se computar na quantidade ingerida por dia, além do que é utilizado para salgar uma refeição, o sódio já adicionado nos alimentos.

O sódio é importante para o nosso organismo, porém o seu excesso é prejudicial, causando ou acelerando o aparecimento das principais doenças por nós conhecidas.


Ficha Técnica: Sal do Himalaia

Está localizado aos pés do Himalaia, região que há milhões de anos foi banhada pelo mar. Considerado o mais antigo e puro dos sais marinhos, fica depositado a centenas de metros de profundidade. Colhido manualmente, não passa por nenhum processo de industrialização, ou seja, é natural.

É um sal que tem menor quantidade de sódio, quase se aproximando da eficácia do sal light. A cada 1 grama de sal rosa do Himalaia, há 230 miligramas de sódio.

O sal rosa tem muitos minerais (cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro ...) e 60% menos sódio do que o sal normal. Por conta de seus minerais, são atribuídas a ele propriedades terapêuticas, entre as quais ajudar a descongestionar as vias respiratórias por meio de nebulização e melhorar a circulação sanguínea em banhos de imersão, além de evitar outras doenças como hipertensão, diabetes, problemas circulatórios e retenção de líquidos.


Por causa desses compostos, os cristais ganham um tom rosado e um sabor com toque metálico agradável e suave.

Referencia
http://saude.ig.com.br/
http://veja.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário