quarta-feira, 15 de maio de 2013

Vitamina C = Camu Camu


Como eu trabalho com terapia e medicina natural, sempre estou me atualizando com as novidades do mercado. E olha que são muitas e o tempo todo. O Brasil é rico em plantas e frutas medicinais, então a pesquisa é vasta e sempre cheia de surpresas boas.

Já faz um tempo que eu ouvi pela primeira vez falarem sobre o Camu Camu, como na época a frutinha era rara e encontrada somente no Ceagesp, comprei algumas vezes para experimentar, gostei mas como o acesso era difícil acabei esquecendo o assunto.

Há mais ou menos dois meses meu marido foi a Liberdade comprar umas coisas pra gente e trouxe de lá o Camu Camu em pó. Adorei a surpresa, introduzimos ao nosso suco matinal e estamos satisfeitíssimos com o resultado.

Ficha Técnica
O camu-camu, caçari, ou araçá-d'água (Myrciaria dubia H. B. K. (McVough) é uma árvore pequena, encontrado em quase toda a Amazônia. As propriedades vêm da fruta, que se parece com a jabuticaba.

Propriedades:
A grande importância do camu-camu como alimento é devido ao seu elevado teor de vitamina C (para cada 100g de polpa contém 2,5g de Vitamina C) , ou seja tem 6 vezes mais que uma laranja e o dobro da acerola.

Além do alto teor de vitamina C, o fruto possui considerável quantidade de quercetina, um flavonoide que apresenta uma importante ação antioxidante e anti-inflamatória. Alguns minerais também são encontrados, embora de forma não expressiva. Não é muito calórico ( baixa densidade energética), contendo uma pequena quantidade de carboidratos e lipídeos, sendo uma boa opção para as pessoas que devem seguir uma dieta com restrição energética.

Segundo estudos feitos em camundongos publicado na Revista Brasileira de Nutrição (Rev. Nutr. vol.25 no.1 Campinas janeiro / fevereiro 2012), mostrou que diferentes doses de suco de camu-camu e de quercetina apresentaram efeitos moduladores do perfil lipídico, ou seja, redução de triglicérides, colesterol total, a excreção fecal de colesterol, bem como a redução do colesterol hepático.

Estudos ainda estão em processo, mas com base nesta informação podemos sugerir que em casos de dislipidemia, a ingestão do camu camu atuaria controlando, ou até prevenindo, distúrbios na utilização da gordura em nosso corpo.

De acordo com o site com informações sobre plantas medicinais da Esalq ( centro de agronomia da USP), segue as propriedades terapêuticas e medicinais recomendadas:

O uso diário de camu-camu:
  1. Fortalece o sistema imunológico;
  2. Promove a vitalidade das pessoas com deficiências orgânicas;
  3. Fortalece o sistema nervoso, aumentando no homem a potência sexual;
  4. Apoia a formação de células brancas do sangue, combatendo algumas espécies de câncer;
  5. Promove a eliminação de toxinas do corpo e em especial do fígado;
  6. Estimula o sistema cardíaco, circulatório;
  7. Evita o stress que pode levar a depressão;
  8. Auxilia no tratamento de câncer de mama;
  9. Aumenta a resistência, combatendo a gripe e pneumonia inclusive em crianças e pessoas de terceira idade.
  10. Auxilia no tratamento de prostatite e câncer de próstata.
Como usar:
A recomendação nutricional diária para consumo de vitamina C, segundo informação da Food and Nutrition Board, é de é 90mg/dia para homens e 75mg/dia para mulheres no caso de adultos, porém cabe lembrar que muitos fatores extras “consomem” a nossa vitamina C como o cigarro, a pílula anticoncepcional, doença cardíaca (um infarto), etc...

Cápsulas (500mg/cada)- 2 por dia, uma de manhã e a outra a tarde (Nunca a noite, pois vitamina C dá energia, que te fará ter dificuldade para dormir).

– (Cada 10g contém 500mg de Vitamina C)- diluir 1 colher de sopa rasa (10g) em 1 copo dágua ou suco, ou acrescentar ao cereal, ingerir 2 vezes ao dia.

Referencia bibliográfica:

Nenhum comentário:

Postar um comentário