quarta-feira, 17 de abril de 2024

Autoestima e amizades: A dupla infalível

Assim como na jornada da vida, a jornada da autoestima requer coragem, autoconhecimento e uma dose de desapego. É o tempo de abandonar as roupas velhas que já não nos servem mais, os padrões que nos limitam e os caminhos que nos levam a lugares familiares, mas nem sempre saudáveis.

As amizades desempenham um papel importante nessa jornada. Elas podem ser como um espelho, refletindo de volta para nós nossa própria valia e importância. Escolher amizades que nos apoiam e nos valorizam é como escolher um guia confiável para nos acompanhar nessa travessia.

No entanto, muitas vezes tememos enfrentar o desconhecido. Tememos questionar o que sabemos de nós mesmos, tememos olhar para nossos sentimentos mais profundos e encarar nossas vulnerabilidades. Mas é justamente nesse confronto que encontramos a oportunidade de crescimento e transformação.

Às vezes, nos perdemos no labirinto dos nossos próprios pensamentos e emoções. Auto-sabotamos nossos próprios esforços, desviando-nos do nosso propósito de vida. Mas reconhecer essa auto-sabotagem é o primeiro passo para superá-la.

A autoestima não é um destino final, mas sim uma jornada contínua de autodescoberta e aceitação. É um espetáculo de mostrar-se autenticamente, sem medo de ser vulnerável e verdadeiro consigo mesmo e com os outros. É nessa exposição que encontramos a verdadeira conexão e nos permitimos crescer e florescer.

Assim, convido você a abraçar a jornada da autoestima com coragem e compaixão. Reconheça seus próprios desafios e busque o apoio daqueles que verdadeiramente valorizam e apoiam você em sua jornada. Pois é somente ao nos mostrarmos verdadeiramente que nos encontramos, por mais que possamos nos perder no caminho.

Para auxiliar nessa jornada, sugiro alguns florais de Bach que podem ser úteis:

Larch (Pinheiro): Indicado para aqueles que enfrentam baixa autoestima e falta de confiança em si mesmos. Larch ajuda a restaurar a confiança e a autoestima, permitindo que a pessoa se sinta mais capaz de enfrentar desafios e buscar relacionamentos positivos.

Mimulus (Mímulo): Para aqueles que enfrentam medos específicos e conhecidos, como o medo de rejeição ou crítica por parte dos outros. Mimulus ajuda a fortalecer a coragem e a enfrentar os medos de forma mais assertiva, permitindo que a pessoa se abra para novas conexões e relacionamentos.

** texto em parceria com o terapeuta Augusto Hattori.


Mais sobre meu parceiro:


instagramcapa livro Desvende os Segredos para Identificar a Pessoa Certa e Construir um Relacionamento Amoroso Duradouro: com Exercícios Práticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário