quarta-feira, 3 de abril de 2024

TDAH Infantil: Uma Abordagem Holística

 

crianças correndo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que afeta milhões de crianças em todo o mundo. Caracterizado por dificuldades de concentração, impulsividade e hiperatividade, o TDAH pode impactar significativamente o desempenho acadêmico, social e emocional das crianças.

A terapia geralmente adota uma abordagem holística para o tratamento do TDAH, reconhecendo que o bem-estar emocional e mental das crianças é tão importante quanto o tratamento dos sintomas. Isso pode envolver intervenções comportamentais, apoio educacional e terapias complementares, como a terapia cognitivo-comportamental e o uso de recursos naturais, como florais de Bach e óleos essenciais.

imagens de óleos essenciais
Os florais de Bach, por exemplo, são essências naturais derivadas de flores, cada uma com propriedades terapêuticas específicas. O Rescue Remedy, por exemplo, é conhecido por sua capacidade de acalmar a mente e reduzir a ansiedade, enquanto o Impatiens promove a paciência e a tolerância.

Da mesma forma, os óleos essenciais oferecem uma variedade de benefícios para crianças com TDAH. A lavanda é reconhecida por suas propriedades relaxantes, a camomila tem efeitos calmantes, o vetiver é conhecido por seu efeito tranquilizante, enquanto a bergamota pode melhorar o humor e reduzir a ansiedade.

Além disso, é fundamental encorajar as crianças com TDAH a expressar suas emoções e sentimentos de forma aberta e saudável. Permitir que eles falem sobre o que estão sentindo pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade associados ao TDAH, além de promover um maior autoconhecimento e autoestima.

Por fim, os livros de colorir podem ser uma ferramenta terapêutica eficaz para crianças com TDAH. Ao engajar em atividades criativas e focadas, como colorir, as crianças podem praticar a atenção plena e a concentração, ajudando a acalmar suas mentes hiperativas e a promover um senso de realização e satisfação.

Em resumo, uma abordagem holística que combina tratamentos convencionais com terapias complementares e estratégias de autocuidado pode oferecer suporte eficaz para crianças com TDAH. Ao reconhecer a importância do bem-estar emocional e mental das crianças e oferecer-lhes ferramentas e recursos adequados, podemos ajudá-las a prosperar e a alcançar seu potencial.

** artigo em colaboração com o Terapeuta Augusto Hattori

Saiba Mais:

livro de colorir
site







Nenhum comentário:

Postar um comentário