sexta-feira, 5 de abril de 2024

Nos Bastidores da Psicanálise:A Experiência de Kardiner com Freud

 


O livro "Minha análise com Freud - Reminiscências", de Abram Kardiner (1891-1981), lançado recentemente no Brasil pelo selo Quina, oferece uma visão privilegiada da experiência do autor como paciente de Sigmund Freud (1856-1939) durante os anos 1920 em Viena. Nesta obra, somos conduzidos aos meandros da terapia freudiana, desvendando detalhes do comportamento cotidiano do renomado psicanalista e sua abordagem no tratamento de pacientes.

Kardiner, um médico norte-americano de origem russa, iniciou sua jornada na psicanálise num período em que essa prática era rara em Nova York. Como parte do processo para se tornar analista, submeteu-se à análise com Horace Westlake Frink (1883-1936), porém, os resultados foram inconclusivos. Frink então o encaminhou para Freud, e assim, aos 30 anos, Kardiner partiu para Viena em busca de orientação.

O convívio com Freud deixou uma marca profunda em Kardiner, que descreveu o psicanalista como um verdadeiro "gigante" em comparação aos outros membros do movimento psicanalítico. Um momento crucial em sua análise foi quando apresentou a Freud um sonho que havia perturbado sua terapia anterior. A interpretação de Freud revelou camadas profundas de significado, iluminando conexões entre o passado e o futuro no inconsciente de Kardiner.

Freud atuou como um catalisador no processo terapêutico, levando Kardiner a confrontar suas relações infantis com o pai e a madrasta. As observações perspicazes de Freud sobre as dinâmicas familiares e os complexos de culpa e desejo de Kardiner foram reveladores. A análise com Freud não apenas esclareceu as raízes de sua neurose, mas também destacou a habilidade do mestre em desvendar os enigmas da mente humana.

Para os estudiosos da psicanálise e os interessados em compreender os aspectos intrincados da mente humana, "Minha análise com Freud - Reminiscências" apresenta-se como uma leitura enriquecedora e esclarecedora. Este livro proporciona uma análise detalhada da experiência de Abram Kardiner sob a orientação de Sigmund Freud, oferecendo uma perspectiva única sobre os processos terapêuticos do pai da psicanálise.

Saiba mais mim:


instagramcapa livro Desvende os Segredos para Identificar a Pessoa Certa e Construir um Relacionamento Amoroso Duradouro: com Exercícios Práticos